quinta-feira, 24 de setembro de 2020

Terceiro Bimestre - A Revolução Industrial - Atividade de 28/09 a 11/10

 

Habilidade desenvolvida: Identificar o significado e as consequencias da divisão do trabalho para o trabalhador

Passo 1: Assista a seguinte aula sobre a Revolução Industrial e anote no seu caderno, se quiser, as principais informações contidas nesta aula:





Passo 2: Elabore uma pesquisa sobre a Revolução Industrial e não esqueça de colocar as referências bibliográficas.


Bons estudos!


Não esqueça de enviar a pesquisa para o meu e-mail: mirellef@prof.educacao.sp.gov.br


sexta-feira, 11 de setembro de 2020

Recuperando e revisando conteúdos - Terceiro Bimestre - A Conjuração Mineira - Atividade de 14/09 a 27/09

 


Habilidade desenvolvida: Compreender e valorizar os fundamentos da cidadania e da democracia, do presente e do passado, de forma a favorecer a atuação consciente e o comportamento ético do indivíduo na sociedade.


Leia os seguintes textos, em seguida responda as questões:


Texto 1

A derrama em Minas Gerais

Desde 1750, a Coroa portuguesa estipulava a cota de 100 arrobas anuais de ouro para enviar à metrópole, suspeitando, com razão, de que muito ouro estava sendo contrabandeado. Em 1788, a capitania devia à Real Fazenda a impressionante quantidade de 538 arrobas de ouro. O risco da derrama produziu um duplo descontentamento: da população, com a possibilidade de ter de arcar com despesas para as quais não tinha recursos suficientes, e dos contratadores, apavorados com a execução de suas dívidas. Foi a motivação da Inconfidência ou Conjuração Mineira.


a) O que era a derrama? Se não souber, faça uma rápida pesquisa.

b) Pesquise no dicionário a diferença que existe entre as palavras "inconfidência e conjuração".


Texto 2

Herói?

Joaquim José da Silva Xavier, conhecido como Tiradentes, foi um dos mais entusiasmados participantes da Inconfidência Mineira, de 1789. Depois de sua morte por enforcamento e posterior esquartejamento, foi considerado por alguns historiadores como revolucionário; por outros, como um falastrão. Na segunda metade do século XIX, mesmo admitindo-se seu papel secundário no movimento, sua imagem foi comparada à de Cristo, beijando os pés e as mãos de seu carrasco, e Joaquim Silvério dos Reis, o delator, foi comparado a Judas. Depois da proclamação da República, em 1889, adquiriu o status de mártir da Independência. Em 1890, o dia 21 de abril, data de sua execução, foi transformado em feriado nacional. Um decreto de 1965 proclamou-o "patrono cívico da nação brasileira".


a) De acordo com o texto, podemos afirmar que a imagem de Tiradentes foi reconstruída ao longo da História?

b) Como Tiradentes foi retratado na segunda metade do século XIX?


Texto 3

Reflexões

A Inconfidência Mineira não foi o primeiro movimento de rebelião ocorrido em Minas Gerais. Houve outros, como em Curvelo (1760-1763 e em 1776), em Mariana (1768) e em Sabará (1775). Neles, atacava-se o rei com palavras insultuosas, como demente e tirano, e seu ministro, o Marquês de Pombal. Naquele período, era considerado crime de inconfidência atacar, mesmo que verbalmente, a figura do rei. A diferença entre essas revoltas e a Inconfidência de 1789 é que esses movimentos não tiveram motivações separatistas em relação a Portugal. Foram sedições que demonstravam o desagrado de muitos em relação às ações da Coroa, como a expulsão dos jesuítas, e as rivalidades entre os poderosos da região mineradora.


a) Podemos considerar que essas manifestações tiveram alguma influência na Inconfidência de 1789?

b) Quais seriam as principais diferenças entre as revoltas de Curvelo, Mariana e Sabará da Conjuração Mineira?


Enviar as respostas das questões para o meu e-mail: mirellef@prof.educacao.sp.gov.br