quinta-feira, 13 de agosto de 2020

Conjuração Mineira e Conjuração Baiana - Terceiro Bimestre - Atividade de 17/08 a 31/08

 

Habilidade desenvolvida: Compreender e valorizar os fundamentos da cidadania e da democracia, do presente e do passado, de forma a favorecer a atuação consciente e o comportamento ético do indivíduo na sociedade.


Passo 1: Assista a seguinte aula sobre a Conjuração Mineira e a Conjuração Baiana e anote no seu caderno, se quiser, as principais características desses movimentos contestatórios: 





Passo 2: Elabore uma pesquisa sobre a Conjuração Mineira, enfatizando o papel de Tiradentes neste movimento. Não esqueça de colocar, no final dela, as referências, fontes, bibliografia.



Enviar a pesquisa para o meu e-mail: mirellef@prof.educacao.sp.gov.br

segunda-feira, 3 de agosto de 2020

A independência dos EUA - Terceiro Bimestre - Atividades de 03/08 a 16/08


Habilidades desenvolvidas: Compreender e valorizar os fundamentos da cidadania e da democracia, do presente e do passado, de forma a favorecer a atuação consciente e o comportamento ético do indivíduo na sociedade.

Passo 1: Assista a seguinte aula sobre o processo de independência dos EUA, anote as principais informações da aula no seu caderno, se quiser:




Passo 2: Leia o seguinte texto e depois responda as questões:

A Independência dos EUA

Os colonos do Norte estenderam as suas atividades comerciais ultrapassando as fronteiras coloniais, formando os triângulos comerciais.

O primeiro triângulo teve início com o comércio de peixe, madeira, gado e outros produtos alimentícios com as Antilhas, onde obtinham rum, melaço e açúcar. Em Nova York e na Pensilvânia o melaço era transformado em rum, e junto com o rum adquirido nas Antilhas era enviado para a África em troca de escravos, que eram trazidos para as Antilhas ou para as colônias do Sul que necessitavam de mão-de-obra escrava.

O outro triângulo trocava carregamentos na Jamaica por melaço e açúcar, tais produtos eram levados para a Inglaterra onde eram trocados por tecidos e ferragens e levados aos portos de Nova York e Filadélfia.

O terceiro triângulo iniciou com o transporte de peixe, cereais e madeira para a Espanha e Portugal.

Podemos verificar que as Leis de Navegação favoreciam o desenvolvimento das colônias, pois não havia fiscalização adequada e as leis não eram aplicadas. No entanto, surgiu uma concorrência entre o comércio colonial e o comércio metropolitano, e os atritos acabaram levando ao processo de emancipação dos Estados Unidos da América.

Influência da Guerra dos Sete Anos

Disputada entre a Inglaterra e a França, a guerra dos Sete Anos ocorreu de 1756 a 1763. Os ingleses venceram a guerra e se apoderaram de quase todo Império Colonial francês, além das terras controladas pelos franceses situadas no Canadá. O Parlamento inglês tomou a decisão de cobrar dos colonos norte-americanos parte das despesas da guerra, aumentando as taxas e fortalecendo os direitos da Coroa na América.

Novos impostos ingleses

Para pagar as despesas da força militar disposta nas possessões americanas, e que contava com 10 mil homens, o Parlamento inglês decidiu cobrar novos impostos, que geravam 1/3 da quantia necessária para manter a força militar. O Sugar Act (Lei do Açúcar) foi aprovado em 1764, e o Stamp Act (Lei do Selo) foi aprovado em 1765.

Lei do Açúcar – impede a importação de rum estrangeiro e taxa os produtos que não fossem procedentes das Antilhas britânicas.
Lei do Selo – Estabeleceu a cobrança de impostos sobre documentos, exigindo a selagem em contratos, jornais, e até em baralhos e dados.
Boicotados pelos norte-americanos, os colonos e os comerciantes ingleses pressionaram o Parlamento até que as Leis do Açúcar e do Selo foram revogadas.

Lei dos Alojamentos – ratificada em 1765, exigia que os colonos norte-americanos pagassem pelos alojamentos e alimentação das tropas inglesas.
Lei do Chá (Tea Act) – aprovada em 1773, foi a causa imediata para a crise entre a colônia e a metrópole. Tal lei concedia o monopólio do comércio do chá à Companhia das Índias Orientais, o qual era do interesse econômico de vários políticos ingleses. O chá seria transportado pela Companhia diretamente das Índias para a América, prejudicando todos os intermediários situados na colônia.

Festa do chá em Boston – uma manifestação realizada por comerciantes vestidos de índios, que destruíram 300 caixas de chá retiradas dos navios ingleses, no porto de Boston.

Leis intoleráveis – em 1774 o Parlamento promulgou algumas leis em contrapartida à revolta da Festa do Chá, para conter energicamente a revolta dos comerciantes. As medidas adotadas foram: a interdição do porto de Boston até o pagamento dos prejuízos; os colonos ingleses que cometessem crimes seriam punidos e julgados em outras colônias ou na Inglaterra.

O Processo da Independência (1776-1783)

As Leis Intoleráveis provocaram a convocação do Primeiro Congresso Continental da Filadélfia, em setembro de 1774. Tal Congresso, de caráter não-separatista, envia um requerimento ao rei e ao Parlamento solicitando a anulação das Leis Intoleráveis, de modo que a igualdade de direito dos colonos se concretize.

Com a Batalha de Lexington em 1775, que terminou com a morte de colonos, estes passaram a se organizar militarmente. Este fato foi considerado o marco inicial da Guerra da Independência. Neste mesmo ano reúne-se o Segundo Congresso Continental de Filadélfia, de caráter separatista, que nomeou George Washington, da Virgínia, como comandante das tropas norte-americanas. A Declaração de Independência foi redigida por Thomas Jefferson, com a colaboração de outros 5 membros, e em 4 de julho de 1776 foi promulgada. Esta Declaração é inspirada nas idéias iluministas, defendendo a liberdade individual e o respeito aos direitos essenciais do homem.

O apoio francês contribuiu para o fortalecimento das lutas pela independência dos EUA. Os franceses cediam o capital necessário para manter o movimento e colocavam os espanhóis contra os ingleses.

Em 1781, o Exército inglês se rendeu após ser derrotado em Yorktown pelas tropas rebeldes.

O Tratado de Versalhes (1783) reconheceu a Independência dos Estados Unidos. E os aliados norte-americanos são recompensados, a França recuperou o Senegal e algumas ilhas das Antilhas, e a Espanha recebeu a ilha de Minorca e a região da Flórida.

A Primeira Constituição dos EUA foi proclamada em 1787, determinando o regime republicano presidencialista, com a separação dos poderes em Executivo (administração), Legislativo (elaboração das leis) e Judiciário (aplicação da justiça).

Fonte: https://www.colegioweb.com.br/historia/principais-atividades.html


a) Como a Guerra dos 7 anos influenciou no processo de Independência dos EUA?

b) Cite e explique dois impostos que os ingleses implementaram nesse período.

c) Explique o que foi a Festa do Chá em Boston.

d) Cite algumas medidas adotadas através das Leis intoleráveis.

e) Como os franceses auxiliaram os colonos na luta pela independência?

f) Escreva duas características da Primeira Constituição dos EUA. 



Enviar as respostas para o meu e-mail: mirellef@prof.educacao.sp.gov.br